“Guilhermina”: Um retrato das dificuldades vividas pela juventude moçambicana

Por Johnson Pedro 0

O músico Mr. Bow lançou, na semana finda, o seu novo videoclipe da música “Guilhermina”, produzido pela Império África e dirigido pelo suíço DJ Marcel.  Guilhermina é a primeira música do último álbum do “King de Moçambique” a merecer um vídeo.

Nesta obra “Nwana wa Muchangana” (filho de machangana, em português) narra a história de um jovem que em busca de boas condições de vida, é obrigado a deixar a sua terra natal e sua esposa (Guilhermina, neste caso) migrando para a capital moçambicana.

Esperançoso de que a vida lhe seria leve na “cidade das acácias”, o jovem, Bawito, depara-se com enormes dificuldades que acabam comprometendo o seu rápido regresso a terra natal tal como prometera a sua parceira.

Perante as dificuldades, de forma com que não deixe a sua mulher preocupada e que não pense que o mesmo tenha uma nova família na capital, através de ligações telefónicas, o jovem apela a paciência da esposa com promessa de voltar assim que o “salário” estiver no bolso. Na verdade, o autor teme perder a sua parceira e no meio disto, dá-lhe a saber que a renda de casa e o elevado custo de vida são responsáveis por tanta demora.

Muito longe de ficção e perto da realidade, com “Guilhermina” Mr. Bow mostra-nos desta forma o dia-a-dia dos jovens moçambicanos, mais para o sul do país que várias vezes ofuscados pelas dificuldades na busca de um emprego digno, são obrigados a migrar como por exemplo, para a “terra do rand” (África do Sul) com a esperança de por lá, aos poucos, superar as dificuldades e assim garantir o sustento dos seus familiares.

Vídeo: