Justino Ubakka termina ciclo de palestras contra Bullyng nas escolas

Por Redacção 0

Encerrou ontem, 31 de Agosto, o ciclo das seis palestras ministradas pelo músico e compositor Justino Ubakka, que decorreram no Colégio Nyamunda, cidade de Maputo, envolvendo cerca de 1200 alunos. No decorrer das actividades, o patrono do projecto Sunangai e autor do álbum com mesmo nome, esteve alicerçado ao espírito com o lema “Auto Estima é TOP e o Bullyng é OFF” .

É deste modo que o “Rei dos Casamentos” incutia aos alunos daquela instituição de ensino, o espírito da valorização, auto estima, amor próprio e união entre estudantes como forma de denunciar esta prática junto aos órgãos directivos das escolas.

Segundo uma nota de imprensa, o projecto pilotado por Ubakka promete lutar contra o Bullyng convista a proporcionar um ambiente saudável às instituições de ensino no país. O comunicado ainda agradece humildemente a Direcção do Colégio Nyamunda, professores, psicólogos, colaboradores e os alunos em especial pela crença e sua confiança depositadas em Justino Ubakka.

Bullying é a prática de actos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

No nosso país, o caso mais famoso aconteceu na Escola Secundária Josina Machel, onde um aluno esfaqueou o outro após uma troca frequente de mimos no recinto escolar.