Main Stream luta para reativar a essência do hip hop

Por Cau Fontes 2

Chamanculo é o bairro periférico da cidade de Maputo que os viu nascer, razão pela qual, mesmo com a má fama que esta zona carrega, eles não se cansam de exaltá-lo em tudo quanto é entrevista e música.

Falamos de quatro jovens ousados fazedores de hip hop – juntaram-se e criaram a Main Stream Music Group, que segundo eles, surge num período (2013) em que aquele estilo musical estava adormecido e, pior que isto, fugia da sua essência, a de trazer composições com mensagem.

O grupo que já conta com mais de 14 faixas no mercado musical, é composto por Raylander (actualmente fora de Maputo por questões académicas), Pizzy, Virtual Master e M Skay, estes dois últimos apontam-se como responsáveis pela existência da Main Stream Music Group.

Conheceram-se nas rodas de hip hop feitas aos intervalos na escola onde frequentavam e, mais tarde, o respeito que cada um nutria pelo outro no que diz respeito ao freetyle, quebrou a rivalidade.

Juntos criaram a Main Stream Music Group e procuraram mais dois membros que tivessem talento suficiente para integrar à classe. Raylander e Pizzy, são os rappers que com cumplicidade, força de vontade e paixão pelo rap, completam o agrupamento.

“Main Stream é um grupo focado naquilo que os outros não fazem. A nossa preocupação não são ganhos, muito menos a fama, o nosso maior objectivo é reanimar o rap, hoje em dia os rappers investem no trap e geralmente este género não traz mensagem”, considerou M Sky sublinhando que as composições do seu agrupamento tocam vários pontos, “não temos uma forma padrão de actuar”.

ANÁLISE DO MERCADO

Para a Main Stream o mercado da música está renhido, mas este facto não chega a interferir na sua produção artística. Interfere, sim, o facto de os rappers com carreira sólida viverem como se estivessem numa ilha, isolados.

“Há aqui uma espécie de centralização de poderes, os melhores reúnem-se e fazem a carreira deles. Há muitos talentos que surgem, mas acabam morrendo porque falta-lhes oportunidade e acima de tudo alguém com conhecimentos na área para direcionar”, lamentou M Sky.

Sempre que o grupo lança um produto novo, procura ouvir a opinião de colegas experientes para que possam saber se estão a tomar a direcção certa. Porém, muitas vezes, este gesto de humildade acaba sendo uma frustração porque muitos destes cobram para analisar as músicas, pior ainda quando o assunto é um featuring.

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS

Por ser um grupo aparentemente muito novo no mercado, os meios de comunicação social (rádios, tv’s, jornais e blogues) colocam barreiras no que tange à divulgação das obras destes rappers, o que de certo modo ofusca o percurso do mesmo.

“Fui atrás, vezes sem conta, de blogues e rádios com as músicas nas mãos para pedir que as passassem, mas isto só seria possível depois de pagar um certo valor”, revelou Virtual Master que na hora foi interceptado pelo Sky concluindo que “só passam as músicas se tens costas quentes”.

Main Stream Music Group
Main Stream Music Group

OBJECTIVOS

Ganhar ênfase sem tirar o espaço dos que já estão no mercado e provar ao público que ainda existe versatilidade dentro do rap sem tirar o seu valor, são as maiores metas deste grupo musical que tem ele mesmo como fonte de inspiração.

A Main Stream Music Group está consciente da maioria de problemas que afetam os grupos de música que, principalmente, fazem hip hop. E Não teme uma possível separação, pois reina democracia, profissionalismo e amizade no que fazem.

Pizzy aproveitou a oportunidade para apontar o que “mata” os maiores grupos de rap em Moçambique: “O egoísmo é um mal que ainda tem que ser combatido nos grupos em Moçambique. Querer aparecer sozinho deixando os outros membros para atrás é pura falta de espírito de trabalho colectivo”.

Main Stream, segundo os membros, significa “o que está no centro das coisas” e fugindo deste nome, Main Stream é sinónimo de boa música. Dont mess with my crew, Não te metas no meu way, Rap mais música e Destiny são alguns dos mais conhecidos sons deste grupo que já prepara-se para filmar o primeiro videoclip.

PicsArt_1469523027762
Pizzy
PicsArt_1469523092335
Virtual Master
PicsArt_1469523152294
M Sky